segunda-feira, 2 de maio de 2011

Visita à gráfica.

Oii gentee,



Hoje estamos cheio de novidades: fizemos a tão esperada visita à gráfica LCR (Rua Israel Bezerra, 633 - Dionísio Torres - (85) 3272-7844); foi extremamente importante para o nosso entendimento do que é realmente o Offset Digital, fizemos um tour pela gráfica toda, conhecemos desde a sala de espera a até “backstage”, isto é, a gráfica propriamente dita. Marcamos nossa visita para dia 29 de abril, ás 10:00 da manhã, mas tomamos um rápido “chá de cadeira” até sermos atendidos. A super atenciosa Ana Flávia Dauer, analista de negócios da gráfica, nos atendeu e tirou todas as nossas dúvidas. Primeiramente, ela nos apresentou a sala de PCP (planejamento e controle de produção), onde passa a situação para o atendimento da gráfica sobre a situação, e ele por sua vez, repassa pra o cliente; em seguida, passamos para a sala de design, possuindo dez funcionários, estes por sua vez, preparam o arquivo e podem até criar uma ou outra peça, mas caso o cliente deseje uma criação mais extensa, eles indicam agências de publicidade. Depois disso, entramos na parte onde tínhamos maior curiosidade, a do maquinário, isto é, onde ficam as máquinas de impressão. Um lugar um tanto abafado e barulhento, muitas pessoas trabalhando sendo a maioria homem sabendo conduzi-las com muito entendimento e profissionalismo; A Ana Flávia nos explicou que que a LCR possui a divisão de impressão em três segmentos: a rápida, a convencional e a digital, e nesta grande sala as impressões que estavam sendo feitas eram a de modo convencional, possuindo quatro máquinas, de duas cores, de quatro cores e a de uma única cor. Eles direcionam para uma máquina específica dependendo do que seja o trabalho. Os tamanhos podem variar, podendo ser de 30 X 45 cm, 102 X 52 cm e 51 X 26 cm, sendo o primeiro o tamanho padrão; as chapas depois que são utilizadas são encaminhadas para a reciclagem; há um grande número de perdas de impressões até que a cor seja perfeitamente ajustada; e como uma última característica importante a ser apontada é em relação ao preço, a partir de 600 unidades o valor diminui. E para finalizar, ela nos mostrou rapidamente alguns processos como: a laminação, costura de miolo, dobradeira, solda, máquina de hot stamping, picote e máquina de grampo. Achamos bem interessante e nos fez lembrar do filme do Charles Chaplin “tempos modernos”, pois cada pessoa fica encarregada de fazer ou montar alguma parte e assim passa para próxima pessoa da linha de produção.



E chegado o esperado: Offset digital. Em uma salinha exclusiva para a única máquina HP indico, a única em Fortaleza, tendo um custo de aproximadamente 2 milhões de reias; E não só isso: os profissionais da LCR tiveram que ir para Israel para fazer o curso de como manusear a máquina. Beem básico, né?! É isso que faz da gráfica ser exclusiva na cidade, sendo a única a utilizar esse tipo de impressão, há 4 anos. Mas qual é a diferença entre a convencional e a digital? É isso que a Ana Flávia nos explicou muito bem: tem maior agilidade e qualidade, tiragem sob demanda pois não possui chapa, fidelização na cor (sendo bem próximo ao real) e a personalização. E também as perdas são bem menores em relação à convencional e em relação ao tamanho é única, isto é, a impressão é de 30 X 45cm; e máquina não imprime as cores prata e dourada, desta forma, para obtê-las somente através de simulações de cores próximas. E para ter um custo mais razoável, impressões a partir de 50 cópias fazem o custo cair.

Bom pessoal, aprendemos muito e esperamos que tenham gostado desse resumo sobre a nossa visita á gráfica LCR. Vejam abaixo um pequeno vídeo que fizemos para mostrar um pouco da nossa visita. No próximo post iremos ter todas as nossas ideias sobre o material impresso e dividiremos com vocês.Até mais!




4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nossa,muito interessante.
    É a única máquina aqui em fortaleza e necessitou de um treinamento em Isrrael!
    Realmente a LCR tem um diferencial. Equipe outdoor

    ResponderExcluir
  3. Caramba, é muito cara, hahahaha, treinamento em israel também, chique! E sobre o chá de cadeira, acho que todas as esquipes vão receber um pouco. Gostei do video e da edição, mas acho que faltou a parte de ou ela, ou algum membro da equipe explicando as coisas que eram mostradas, pelo menos as mais importantes, mas ficou ótimo :D
    Equipe: http://www.impressaonaparede.info/

    ResponderExcluir
  4. Agora entendemos porque é a unica que trabalho com off7 digital na cidade. Não é pra qualquer um nao.

    ResponderExcluir