terça-feira, 26 de abril de 2011

A identidade visual e o seu processo de criação





Oi Pessoal... fiquei encarregada de falar um pouquinho sobre a criação da identidade visual do nosso blog e pra quem se identifica com esse conteúdo(ou não hehe) fiquem ligados que eu vou explicar passo a passo todo o processo: das ideias iniciais até o resultado final.

resultado final: identidade visual
        Como vocês estão vendo, optamos por algo bem colorido deixando claro que nosso objetivo foi buscar características que mais achávamos relevantes sobre o tema na qual estamos tão envolvidos e, o que é principal, fazer com que as mesmas se tornassem parte fundamental do nosso trabalho logo assim de cara, afinal, estamos falando sobre nada mais nada menos do que: "OFFSET DIGITAL".

         Bem, nosso primeiro desafio foi escolher o nome para o blog e como tá dando pra notar, não recorremos a nada muito diferente. 

         Depois de uma conversa e de todo um processo de votação, os cinco integrantes da equipe concordaram que o nome permanecesse o mesmo... e para que a criatividade fosse ao menos um pouquinho trabalhada, tivemos a ideia de fazer uma alteraçõeszinha bem fácil de ser percebida: a troca do set pelo númeral 7. Foi uma boa forma que encontramos de brincar com a palavra.
         
          Depois disso, partimos pro processo de criação da identidade do nome escolhido, com a finalidade de dar um "up" no visual do blog, o que é bastante importante né.
          Não podemos negar que sua criação recebeu forte influência. Como exemplo, podemos destacar uma aula que tivemos a respeito do offset e de todo o seu processo de criação/impressão no interior de uma gráfica. 
Pra quem não sabe, para que esse processo seja bem sucedido, a existência de uma matriz é necessária, ela é caracterizada por um padrão de cor CMYK cujas informações são guardadas e indiviadualmente impressas em preto e branco. É através dela que a chapa é criada. 
Sei que é um processo meio difícil de ser entendido dessa forma, mas o explicaremos no decorrer das postagens e/ou apresenção do trabalho. 
Vale lembrar que Offset é diferente de Offset Digital heim!! Mas quando falamos de um, é necessário que o outro entre em questão.

         Pois bem, nosso intuito foi exclusivamente usar padrões de cores

1) O "OFF" da identidade por nós criada representa uma palheta de cores, para que uma associação ao *pantone fosse feita. 

*pantone - onde em lugar de um certo número de cores primárias que são combinadas para gerar as demais, tem-se um conjunto maior de tintas especiais, que misturadas entre si, produzem na impressão uma gama de cores consistente com o que é visto em um mostruário

2) Já o numeral "7" e a palavra "digital", estão servindo como representação do CMYK(ciano, magenta, amarelo, preto), sistemas de cores utilizado na impressão.


3) E por último, utilizamos uma splash líquido para que a tinta fosse simbolizada e que, nesse momento, os "níveis de cinza" fossem percebidos de forma bem clara.

É isso, espero que vocês tenham se interessado e 
"curtido"

Até o próximo post gente!!

6 comentários:

  1. Massa Marcela,

    Vocês estão muito bem! Pequena dica, coloca o vídeo antes do post já que tu está apresentando o que vai explicar depois!

    abraço,

    gadanha.

    ResponderExcluir
  2. Adorei, adorei o video e a logo ficou ótima!

    ResponderExcluir
  3. Já tinha adorado quando vi a primeira vez... e agora, ótima saber como foi feito.
    O blog está lindo!

    ResponderExcluir
  4. Parabens Marcela, ficou excelente a logo!!!!

    ResponderExcluir
  5. Excelente, muito bom saber de tanta coisa! :D

    Braillando

    ResponderExcluir
  6. Concordo com a Luisa, já era interessante antes de saber todas essas informações, agora então, ficou muito mais legal, parabéns!
    Equipe: http://www.impressaonaparede.info/

    ResponderExcluir