segunda-feira, 9 de maio de 2011

Encontro

Oi pessoal,


Essa semana nos reunimos e conseguimos afunilar algumas das mil ideias que estávamos tendo, foi um encontro ótimo por sinal, nos reunimos na casa da vó do Ronaldo (para os mais íntimos: tia Léa), com direito a lanche e tudo (reparem no vídeo) .
Nessa semana e na próxima iremos nos focar mais no material de impressão: o produtor gráfico e a diretora de arte estão estudando o que é mais viável para colocarmos em prática e assim que decidirmos exatamente o que iremos fazer, postaremos contando tudoo!!







video



Até a próxima! E boa semana para todos vocês!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Visita à gráfica.

Oii gentee,



Hoje estamos cheio de novidades: fizemos a tão esperada visita à gráfica LCR (Rua Israel Bezerra, 633 - Dionísio Torres - (85) 3272-7844); foi extremamente importante para o nosso entendimento do que é realmente o Offset Digital, fizemos um tour pela gráfica toda, conhecemos desde a sala de espera a até “backstage”, isto é, a gráfica propriamente dita. Marcamos nossa visita para dia 29 de abril, ás 10:00 da manhã, mas tomamos um rápido “chá de cadeira” até sermos atendidos. A super atenciosa Ana Flávia Dauer, analista de negócios da gráfica, nos atendeu e tirou todas as nossas dúvidas. Primeiramente, ela nos apresentou a sala de PCP (planejamento e controle de produção), onde passa a situação para o atendimento da gráfica sobre a situação, e ele por sua vez, repassa pra o cliente; em seguida, passamos para a sala de design, possuindo dez funcionários, estes por sua vez, preparam o arquivo e podem até criar uma ou outra peça, mas caso o cliente deseje uma criação mais extensa, eles indicam agências de publicidade. Depois disso, entramos na parte onde tínhamos maior curiosidade, a do maquinário, isto é, onde ficam as máquinas de impressão. Um lugar um tanto abafado e barulhento, muitas pessoas trabalhando sendo a maioria homem sabendo conduzi-las com muito entendimento e profissionalismo; A Ana Flávia nos explicou que que a LCR possui a divisão de impressão em três segmentos: a rápida, a convencional e a digital, e nesta grande sala as impressões que estavam sendo feitas eram a de modo convencional, possuindo quatro máquinas, de duas cores, de quatro cores e a de uma única cor. Eles direcionam para uma máquina específica dependendo do que seja o trabalho. Os tamanhos podem variar, podendo ser de 30 X 45 cm, 102 X 52 cm e 51 X 26 cm, sendo o primeiro o tamanho padrão; as chapas depois que são utilizadas são encaminhadas para a reciclagem; há um grande número de perdas de impressões até que a cor seja perfeitamente ajustada; e como uma última característica importante a ser apontada é em relação ao preço, a partir de 600 unidades o valor diminui. E para finalizar, ela nos mostrou rapidamente alguns processos como: a laminação, costura de miolo, dobradeira, solda, máquina de hot stamping, picote e máquina de grampo. Achamos bem interessante e nos fez lembrar do filme do Charles Chaplin “tempos modernos”, pois cada pessoa fica encarregada de fazer ou montar alguma parte e assim passa para próxima pessoa da linha de produção.



E chegado o esperado: Offset digital. Em uma salinha exclusiva para a única máquina HP indico, a única em Fortaleza, tendo um custo de aproximadamente 2 milhões de reias; E não só isso: os profissionais da LCR tiveram que ir para Israel para fazer o curso de como manusear a máquina. Beem básico, né?! É isso que faz da gráfica ser exclusiva na cidade, sendo a única a utilizar esse tipo de impressão, há 4 anos. Mas qual é a diferença entre a convencional e a digital? É isso que a Ana Flávia nos explicou muito bem: tem maior agilidade e qualidade, tiragem sob demanda pois não possui chapa, fidelização na cor (sendo bem próximo ao real) e a personalização. E também as perdas são bem menores em relação à convencional e em relação ao tamanho é única, isto é, a impressão é de 30 X 45cm; e máquina não imprime as cores prata e dourada, desta forma, para obtê-las somente através de simulações de cores próximas. E para ter um custo mais razoável, impressões a partir de 50 cópias fazem o custo cair.

Bom pessoal, aprendemos muito e esperamos que tenham gostado desse resumo sobre a nossa visita á gráfica LCR. Vejam abaixo um pequeno vídeo que fizemos para mostrar um pouco da nossa visita. No próximo post iremos ter todas as nossas ideias sobre o material impresso e dividiremos com vocês.Até mais!




video

terça-feira, 26 de abril de 2011

A identidade visual e o seu processo de criação





Oi Pessoal... fiquei encarregada de falar um pouquinho sobre a criação da identidade visual do nosso blog e pra quem se identifica com esse conteúdo(ou não hehe) fiquem ligados que eu vou explicar passo a passo todo o processo: das ideias iniciais até o resultado final.

resultado final: identidade visual
        Como vocês estão vendo, optamos por algo bem colorido deixando claro que nosso objetivo foi buscar características que mais achávamos relevantes sobre o tema na qual estamos tão envolvidos e, o que é principal, fazer com que as mesmas se tornassem parte fundamental do nosso trabalho logo assim de cara, afinal, estamos falando sobre nada mais nada menos do que: "OFFSET DIGITAL".

         Bem, nosso primeiro desafio foi escolher o nome para o blog e como tá dando pra notar, não recorremos a nada muito diferente. 

         Depois de uma conversa e de todo um processo de votação, os cinco integrantes da equipe concordaram que o nome permanecesse o mesmo... e para que a criatividade fosse ao menos um pouquinho trabalhada, tivemos a ideia de fazer uma alteraçõeszinha bem fácil de ser percebida: a troca do set pelo númeral 7. Foi uma boa forma que encontramos de brincar com a palavra.
         
          Depois disso, partimos pro processo de criação da identidade do nome escolhido, com a finalidade de dar um "up" no visual do blog, o que é bastante importante né.
          Não podemos negar que sua criação recebeu forte influência. Como exemplo, podemos destacar uma aula que tivemos a respeito do offset e de todo o seu processo de criação/impressão no interior de uma gráfica. 
Pra quem não sabe, para que esse processo seja bem sucedido, a existência de uma matriz é necessária, ela é caracterizada por um padrão de cor CMYK cujas informações são guardadas e indiviadualmente impressas em preto e branco. É através dela que a chapa é criada. 
Sei que é um processo meio difícil de ser entendido dessa forma, mas o explicaremos no decorrer das postagens e/ou apresenção do trabalho. 
Vale lembrar que Offset é diferente de Offset Digital heim!! Mas quando falamos de um, é necessário que o outro entre em questão.

         Pois bem, nosso intuito foi exclusivamente usar padrões de cores

1) O "OFF" da identidade por nós criada representa uma palheta de cores, para que uma associação ao *pantone fosse feita. 

*pantone - onde em lugar de um certo número de cores primárias que são combinadas para gerar as demais, tem-se um conjunto maior de tintas especiais, que misturadas entre si, produzem na impressão uma gama de cores consistente com o que é visto em um mostruário

2) Já o numeral "7" e a palavra "digital", estão servindo como representação do CMYK(ciano, magenta, amarelo, preto), sistemas de cores utilizado na impressão.


3) E por último, utilizamos uma splash líquido para que a tinta fosse simbolizada e que, nesse momento, os "níveis de cinza" fossem percebidos de forma bem clara.

É isso, espero que vocês tenham se interessado e 
"curtido"

Até o próximo post gente!!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

IDEIAS INICIAIS

Olá pessoal,

Hoje estamos postando as nossas primeiras ideias sobre o material que será impresso e o vídeo. Em relação ao material, o professor pediu para criarmos: cartaz, folder, display e embalagem.
Agora de início pensamos em um cartaz de tamanho A3 com formato paisagem (horizontal), o folder e o display vão ser mais técnicos, de fácil manuseio, sendo o folder de tamanho pequeno: metade de um A4, ele pode ser frente/verso ou estilo livro; e por último, a embalagem será de um material resistente para dar sustentação das peças gráficas.
Para o vídeo, iremos mostrar passo a passo, o processo do offset digital em uma gráfica, mostraremos também todo o desenvolvimento do trabalho, incluindo a impressão do material para o dia da apresentação em sala de aula.


video

quarta-feira, 20 de abril de 2011

PESQUISA INICIAL

Oi gente,

O post de hoje vai ser sobre o que encontramos na internet a respeito do nosso tema de trabalho: offset digital.

Semelhante ao offset, o offset digital também conhecido por offset seco possui 2(duas) características básicas: imprime sem a utilização de água e utiliza um tipo de platesetters embutida na máquina (entrada digital de dados direto do computador para a impressora offset). E a grande importancia deste, é a não ocorrencia de registros no processo de impressão, impedindo a variação da tonalidade das cores no decorrer das tiragens mantendo a relação custo x benefício, ou seja, quanto maior a tiragem, menor o custo.






VANTAGENS DO OFFSET DIGITAL:

* Qualidade igual ou superior ao offset convencional;

* Fidelidade na cor (ajuste automático);

* Imprime em até 6 cores;

* Compatibilidade com qualquer tipo de acabamento;

* Impressão rápida, direto do arquivo, eliminando a saída de filmes e revelação de chapas;

* Imprime frente e verso simultaneamente.

O local que escolhemos para nossa visita é na Gráfica LCR. Quem quiser saber um pouco mais sobre ela é so entrar no site http://www.graficalcr.com.br/ ou entrar em contato pelo fone: (85) 3272-7844 Fax: (85) 3272-6069. Endereço: Rua Israel Bezerra, 633 - Dionísio Torres - CEP: 60135-460 Fortaleza - CE.





video



Até o próximo post!

terça-feira, 19 de abril de 2011

APRESENTAÇÃO

Olá pessoal! Vamos dar início hoje ao nosso blog feito pelos alunos: Marcela Marques (direção de arte), Mariana Rennó (Redatora), Mayra Guerreiro (Gerência), Rafael França (Produtor Gráfico) e Ronaldo Mendes (Produtor Eletrônico) para a disciplina de Produção Gráfica da Universidade de Fortaleza. Vamos ter freqüentes postagens a respeito do offset digital (semelhante ao offset convencional) e iremos abordar como único assunto, explicaremos o seu significado, faremos pesquisas e iremos atrás de lugares na cidade que realizam esse tipo de impressão. Espero que gostem e aprendam com a gente! Até a próxima.









video